terça-feira, 24 de novembro de 2009

Últimos dias para conferir "Patativa Centenário"



A exposição “Patativa Centenário”, em cartaz no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) desde o dia 9 deste mês, será encerrada na próxima sexta-feira (27). A mostra, que faz parte da comemoração dos cem anos de nascimento do poeta cearense, foi uma das promoções do Festival UFC de Cultura, ocorrido entre os dias 9 e 13 de novembro.

Num clima de sertão criado pelo tom pastel das paredes e pelas aves fictícias penduradas no teto do museu, a exibição apresenta fotografias do acervo de Tiago Santana e xilogravuras de João

Pedro Carvalho Neto, ou João Pedro “do Juazeiro”, como gosta de ser chamado. Feitas sob encomenda para esta exposição, as xilogravuras retratam momentos da vida de Patativa e passagens de alguns de seus poemas.

Uma experimentação de Francisco Bandeira, misturando as duas modalidades, fotografia e xilogravura, também está entre as atrações da mostra. Além de um documentário de Rosemberg Cariry, o visitante ainda encontrará trechos de conhecidos cordéis do poeta, organizados pelo pesquisador e professor do Curso de Comunicação Social da UFC, Gilmar de Carvalho.



"Poeta, cantor da rua

Que na cidade nasceu

Cante a cidade que é sua

Que eu canto o sertão que é meu.”


(Trecho do poema "Canto lá que eu canto cá")


Pedro Humberto, guia e fotógrafo do museu, comemora o aumento do fluxo de visitantes por causa da exposição: “Teve uma procura um pouco maior do que a habitual. Patativa é uma pessoa que sempre atrai”. Para os que não conseguirem ir ao museu até o dia 27, Pedro lembra que na página do MAUC é possível fazer uma visita virtual.

A curadoria da exibição é assinada por Pedro Eymar, diretor do MAUC, que contou com a participação de dois estudantes do curso de arquitetura da Universidade.


Texto: Raphaelle Batista

Fotos: Tiago Santana

Xilogravura: João Pedro do Juazeiro

1 comentários:

Pedro Humberto disse...

Algumas pequenas correções:
- Os links nos nomes do Tiago, do João Pedro e do Rosemberg Cariry não levam a lugar algum;
- A frase "Pedro lembra que..." está escrito "lembraque";
- Seria interessante indicar o link da página do mauc: www.mauc.ufc.br
- vocês citam fotos do Tiago Santana. Na verdade tem uma foto dele e uma xilogravura do João Pedro
- corrijam os versos do Patativa: Poeta CANTOR da rua.... que eu canto "o" sertão que é meu. O nome do poema é "Cante lá que eu canto cá".

Desculpe, eu sou detalhista.
O texto está bom.

Postar um comentário

 

ARTE ETC Design by Insight © 2009